terça-feira, 23 de outubro de 2012

Difusão de ideias

 No texto "A sociedade e os seus indivíduos", expliquei a forma como sociedade e indivíduos dependem um do outro e também a maneira como interferem entre si. Neste texto explicarei um pouco como ocorre essa "difusão" de ideias.



 As pessoas vivem em comunicação à todo tempo, seja por gestos, expressões, palavras, diálogos etc. Nesse expressar, manifestam suas ideias, seu jeito de ser e de pensar, mas também num meio amigável possuem o poder de passar essas informações. O conhecimento e alguns costumes podem ser passados aos poucos de uma mente para outra a depender da convivência. Se certa pessoa convive com roqueiros durante seus dias, terá grandes chances de se tornar um roqueiro também, e assim por diante.

 Isso não acontece porque a mente humana é fraca e sim porque nós necessitamos de informações todos os dias, desse jeito, quando não a temos, tomamos emprestado de outras pessoas para depois, a partir do que foi adquirido, se evolua e se tome uma concepção pessoal. Mas o que dizer daqueles que não se deixam influenciar pelas ideias dos outros?

 Para estes, cabe o benefício de pensar por si próprio, de analisar e possuir senso crítico sobre variados assuntos, você leitor, pode ser uma dessas pessoas, ou ainda não, mas nem sempre foi assim. A prova em verdade está no fato que todos nós não nascemos conhecendo e sim, nascemos para conhecer.

 O senso crítico vai se tornando claro com a maturidade do indivíduo e se baseia na quantidade e qualidade de informações que se tem. O conhecimento abre fronteiras e nessas fronteiras saem e entram informações. Por isso por mais que não admitamos, podemos ser influenciados por ideias alheias. Uma observação importante é que essas ideias nem sempre são ruins, nem sempre são boas, é por isso que precisamos analisar e decidir o nosso ponto de vista.



 O que vale dizer é que através do diálogo e da convivência, nós transportamos informações que podem ou não nos definir.

By: Zetrusk

12 comentários:

  1. Parabéns Continua assim ! Sucesso pra Vc tudo De Boooom

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, suas ideias são bem claras. Pena que as pessoas na maioria das vezes vai pelo que a maioria diz que é certo.

    ResponderExcluir
  3. o certo e o errado.
    carater.

    moral.
    ética...

    ResponderExcluir
  4. Muito veridico isso! A gente acaba mesmo evoluindo a mente assim.

    ResponderExcluir
  5. a maioria prefere o jeito mais simples, por isso o mundo está um caos, se todos pensassem e refletissem, as coisas seriam muito melhor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo! Somos realmente seres moldados por aqueles que nos cercam, que por sua vez também foram moldados por quem os cercava... Por isso tudo hoje em dia é tão relativo, difícil de afirmar essa coisa de "certo e errado". Cada um tem sua verdade e defende o seu ponto de vista. Super interessante o texto, parabéns ^^

    ResponderExcluir
  7. Quem não sofre influencias, também não cresce, mas as vezes regride justamente por isso, é a grande pegadinha do mundo!!

    ResponderExcluir
  8. Demais !!!

    Seguindo , segue de volta?
    http://programaeliana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu sou muito influenciado pelos, filmes, livros, séries e desenhos

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...