segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Democracia



 Democracia é a forma de governo atual da qual vivemos, esta forma de governo oriunda-se do poder e responsabilidade que são exercidos por todos cidadãos em decidir seus votos e de acordo com a maioria, definir quem será seu representante político. De contra-volta, o desempenho da democracia de determinado país está ligado aos princípios e práticas tanto políticas quanto sociais e que distinguem a qualidade política, o comportamento e inteligência da população. Infelizmente no Brasil, a minoria vota adequadamente, poucos se importam devidamente com a política de seu país, estado ou cidade e isso gera malefícios tanto para a reputação de um país quanto para o desenvolvimento do mesmo.

 A democracia deveria funcionar como um conjunto completo de práticas, decisões e princípios para proteger a lei e principalmente a liberdade humana no ramo da política, porém não é isso que acontece, pelo menos, não totalmente. As pessoas são livres para escolher quem vai representá-las, mas até lá sofrem um conjunto potente de informações alienadoras pela mídia, por eles mesmos e pela ignorância e falta de conhecimento em qualquer assunto sociopolítico. Este é o pior defeito dos eleitores no momento de escolherem seus candidatos, o que torna o Brasil, portador de um governo corrupto, egoísta e mentiroso. Criam uma máscara falsa para dizer aos outros países que somos ricos, que temos economias e dinheiro de sobra, quando por trás desta máscara nenhum brasileiro tem acesso ao dinheiro que devia ter e o nosso salário mínimo mal passa dos 600 reais, então me diga, vale mais uma máscara bonitinha e arrumadinha ou o sorriso verdadeiro de uma criança que passa fome no nosso país?



 Na democracia em que vivemos, as pessoas são muito fracas para modificar nossa decorrência, e mais fracas ainda para perceber que em muitos aspectos, não somos preparados para adentrar numa democracia moderna, visto que o que mais envergonha o nosso país internamente, é a falta de grandes investimentos na educação e o baixo interesse da população em procurar conhecimento, aprendizado e especialização. Tudo isso contribui para um péssimo desempenho democrático, o que dificulta mais ainda o crescimento econômico do país. Até quando isso perdurará? Quando as pessoas irão se importar? Isso não se pode responder, quando se completa maior idade, o cidadão é obrigado a votar, mas muitos votam somente por serem obrigados, na minha opinião, o voto não deveria ser obrigatório, mas sim um incentivo para que as pessoas passassem a se importar com elas mesmas e com os outros, pois isso é o que mais falta hoje em dia no Brasil, companheirismo mútuo.

By: Zetrusk

21 comentários:

  1. então dizem que o brasil é um pais que tem democracia mas tolo é aquele que cre nisso
    http://www.snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vivemos uma monarquia disfarçada de democracia... onde famílias foram trocadas por partidos, e eles que decidem o rumo do país controlando a maioria do povo ao seu favor...

    ResponderExcluir
  3. democracia é no japão e em outros países ricos. o brasil está muito longe disso.

    ResponderExcluir
  4. Os políticos que governam o país são ignorantes e não sabem lidar com idéias, muitas coisas precisam ser mudadas e pra isso acontecer, o povo precisa reagir e se manifestar, temos que que ficar de olho no sistema que se instituiu e cobrar não apenas reclamar, se mexer e gritar bem alto a nossa insatisfação.

    ResponderExcluir
  5. Gosto do teu blog,sendo explanando temas interessantes. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Concordo com seu ponto de vista, vivemos em uma sociedade mascarada de democracia, com uma falsa ascensão das classes... Mas a verdade é que existem poucos privilegiados e grande parte ainda vive em situação precária..

    ResponderExcluir
  7. Legal , Muiiiiiiiiiito massa , seu blog , Gostei :)

    ResponderExcluir
  8. Bela reflexão, acho que deveríamos dar mais importância à nossa democracia. Os jovens que não viveram nos tempos da ditadura e que nem se importam em saber o que já aconteceu com o próprio país, não dão o mínimo valor a essa ferramenta poderosa. Porém, acho que por enquanto o voto deve ser obrigatório, mas no futuro, será optativo.

    Estou te seguindo! Me segue também?

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo seu texto. Esta é realmente a realidade do Brasil, infelizmente. Concordo com tudo o que você disse, especialmente sobre o voto ser obrigatório. Se na democracia somos obrigados a votar, então é uma farsa, não há liberdade de fato.

    Sucesso para você

    ResponderExcluir
  10. Acho que isso vai durar por muito tempo, não há mais espaço para a injustiça da ditadura, socialismo ou monarquismo. Por isso acho errado quando as pessoas dizem que vão votar nulo, agora que temos o poder nas mãos, mesmo que seja fazer uma coisa pequena;devemos fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e quando não se tem candidatos bons? Penso eu, que as pessoas deveriam votar nulo ou branco ao invés de escolher o "menos pior".

      Excluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...