quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Poluição na Bahia



 Vou tematizar neste texto a poluição, mais especificadamente a poluição na Bahia, que foi o lugar em que eu pude observar com mais tempo a forma em que as pessoas valorizam as coisas. Como o tema é "poluição", vou começar ressaltando a sujeira nas ruas, aliás, sujar as ruas já virou um costume da população, ninguém vê nada demais nisso, na Bahia e em qualquer outro lugar, poluir o meio ambiente torna visível a ingratidão e egoísmo das pessoas em relação a natureza, visto que ela nos oferece tudo o que necessitamos. Um dos problemas reais que pode ser citado é a forma com que as pessoas se referem a natureza, ou pior, a forma em que elas não se referem. É difícil ver alguém defendendo o meio ambiente e a natureza, praticamente ninguém fala sobre isso, não ficaria surpreso se algum humorista um pouco mais intelectual dissesse que ambientalismo na Bahia virou mito.

 Além disso, um Estado, uma cidade, vilarejo, ou seja lá o que for é como se fosse a casa de quem vive ali, quando você recebe visitas em sua casa por exemplo, a primeira impressão, que é importante, está relacionada a organização, a limpeza e na forma que aquele local causa bem-estar nas pessoas que o visitam. Repare que se você estiver em um quarto sujo, desorganizado ou bagunçado, não se sentirá tão bem, diferente de estar em um quarto limpo, organizado e suave. De forma mais ampla, imagine você indo visitar uma cidade em que a própria população suja, descuida e pouco se importa com isso. O que pensar de pessoas como essas? O que pensar de um lugar desses?



 Vejo em vários lugares se dizer que funk e pagode (axé) constituem um outro tipo de poluição, a "poluição sonora". Claro que em termos mais específicos isso não se considera, na Bahia, pode-se dizer com toda certeza que houve tempos melhores em que a música teve um valor muito mais cultural e nutritivo. Hoje, o que prevalece é o axé, que as pessoas chamam de pagode, swingueira e eu chamo de "lixo musical" porque qualquer idiota compõe músicas difamadas sem nenhum sentido criativo. Como já disse em outro texto, a sociedade molda os indivíduos, no caso da Bahia, as pessoas são modeladas na base de conformismo, preguiça, estilo musical ridículo e alguns piores, criminalidade. Por esses motivos me levei a atribuir a tal situação o termo de "poluição cultural".

 O interessante descrito no decorrer do texto até aqui é que tudo se mescla, ou seja, nota-se que geralmente as pessoas que se nutrem de conteúdo podre, são as mesmas que poluem as cidades, que não tem educação, que caem na ignorância e alienação. Tal fato se explica na condição de que se a raiz de uma árvore se alimenta de nutrientes ruins, o fruto dela também será ruim, por outro lado, se ela nutrir-se de substâncias boas, consequentemente terá frutos bons, isso também vale para os seres humanos.

 Atualmente, foi noticiado uma banda de pagode que abusou sexualmente de alguns jovens, pude ver a mãe de um dos integrantes dizer: "meu filho não é capaz de fazer essas coisas, ele não é assim", não tenho certeza se foi exatamente isso, mas foi neste sentido. O que será que se passa na cabeça desta mãe? Será que seu filho não era mesmo capaz? Como não? Na minha opinião, uma pessoa que representa uma banda onde se canta músicas difamadas e que apoiam o sexo e a "putaria" é totalmente capaz de agir de tal forma.

Carnaval: Na TV símbolo de diversão, na realidade símbolo de violência.


 Pude perceber também que a poluição na Bahia, tem apoio político. O governo é principal contribuinte de poluição nos mais diversos lugares, estamos em época de eleição, e o que não falta são indivíduos distribuindo panfletos nas escolas, ruas e claro, inúmeros cavaletes e placas espalhados nas avenidas mais movimentadas atrapalhando a visão dos motoristas, aceitem ou não, tudo isso polui mais ainda as ruas, bem como maioria das pessoas recebem os panfletos e dez metros depois o jogam no chão, e os cavaletes? Pra onde eles vão quando não forem mais usados? Tudo o que fizeram e fazem é desmatar, corroer e destruir a natureza a favor de campanhas políticas que no geral, não são nada boas, 100% mentirosas e enganadoras, afinal, o Brasil é um destaque no ranking de corrupção.

 Esse texto ressalta só parte dos fatores que contribuem para a poluição na Bahia, espero que ajude as pessoas a se conscientizarem do que realmente merece valor.

By: Zetrusk

18 comentários:

  1. poluição têm em todos os lugares, o brasil é um país literalmente sujo.

    ResponderExcluir
  2. Como Marco disse, o país inteiro é sujo!
    A população não é nem um pouco patriota (fora na copa do mundo e derivados) só sabem falar mal do país e elogiar os outros, esquecendo que os outros só são evoluidos por que eles trabalham em cima disso.
    Não só a Bahia, mas em muitos outros estados podemos ver o descaso da população com sua própria cidade/estado...
    Lixo que jogam no chão, pichações, vandalismo, músicas sujas que só falam besteiras...
    A Bahia e qualquer outro estado só vai de fato crescer quando a população tiver amor pelo lugar onde mora...


    Curti demais seu texto, continue escrevendo sobre assuntos como esse!
    Se quiser dar uma olhada, escrevi sobre o Rock em Salvador xD

    http://idkwitm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa poluição que você citou como os lixos e as sujeiras fazem a cidades e estados mais sujos com sujeiras e outros dejetos. A música (não sei porque é chamada de música) funk e o Pagode pode ser assim sim, porque usam a sensualidade de homens e mulheres e ai vem o apelo sexual com essas músicas. O caso que você citou (que eu vi a reportagem) como a mãe pode colocar a mão no fogo pelo filho, se o filho canta pogode ou funk tanto faz mais a culpa e dos dois duvido se essa garota não estava jogand seu charme para ele e colocar como estrupo é ridiculo né.
    Tudo no Pais é sujo os lixos, o funk , pagode e os Politicos que sujam por causa das eleições né?.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poluição e sujeira faz parte da cultura das pessoas. Está tão enrraigada na sociedade que será muito difícil reverter essa situação, por mais esforço que possamos fazer para mudar isso.

    ResponderExcluir
  5. complicado...o que vivemos em nossas cidades;;;;

    ResponderExcluir
  6. Realmente me dá raiva isso, a minha cidade é suja, ninguém se importa em jogar o lixo no lixo, e as pessoas que aqui vem, vão com uma impressão negativa, já a poluição sonora o que eu posso dizer: tenho pena de pessoas que escutam música que incitam apenas o lado sexual da pessoa. O lado mais podre do ser humano. É como visualizar um futuro com o tipo de pessoas que estão no mundo hj em dia.

    ResponderExcluir
  7. Minha cidade já foi considerada uma das mais limpas, mas atualmente o povo vem tacando o f*da-se e tá cada dia pior! >.<

    ResponderExcluir
  8. Já faz parte da paisagem dos grandes centros urbanos, isso só acontece porque a educação no Brasil é uma merda...

    http://wamatamusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. é de dar raiva tudo isso ..
    aqui no Rio tem sérios problemas quando não se trata do centro e das grandes cidades.
    isso tem a ver com a educação básica de um povo, se nada for feito em relação a isso nunca conseguiremos mudar nada sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Tem que denunciar! :D


    Curte lá a nossa página do blog!

    http://www.facebook.com/ziqziraoficial

    ResponderExcluir
  11. Gostei essa poluição é uma merda!!!

    Curta no Facebook, basta clicar em Curtir
    http://temtudomega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. As pessoas são tão ignorantes que não pensam no quanto está poluição toda afetam diretamente a elas tbm.
    Na minha opinião deve-se começar em casa essa conscientização e reforçá-la nas escolas, assim os resultados sugiram desde o desenvolvimento do individuo.
    Muito boa sua postagem. Te seguindo segue o meu tbm http://www.efeitodemulher.blogspot.com.br/2012/09/dicas-de-passeio-para-o-feriado-que-eu.html.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que nas escolas, a educação também não é boa. Grande destaque da Bahia que foi totalmente prejudicada este ano por conta de toda a corrupção que move o país.

      Excluir
  13. A poluição, infelizmente, ocorre em todo o mundo. Obviamente existem países, (não é o caso do Brasil), que tem um cuidado maior com as poluições. Ótimo o se texto.

    ResponderExcluir
  14. poluição é um mal no mundo

    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Texto muito bacana. Acho que essa questão da poluição e sujeira vai muito da falata de educação das pessoas. Enquanto a população não mudarem suas hábitos, não iremos evoluir. Exigir dos governos uma cidade limpa e a população não fazer sua parte fica complicado.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...