Esta é a segunda versão da crônica "Amanhecer Estatal", para ler a primeira versão clique aqui.
A caminho da lanchonete que abre mais cedo do que todas, andava o gordinho, bem como fazia todos os dias. O gordinho sempre era o primeiro cliente do dia e chegava antes dos pães de forno. Abria a porta com violência e sentava-se a espera de atendimento. Como de costume, fazia uma boa e exagerada refeição, não tinha sobriedade ao comer, nem tampouco se importava com isso.
Com o passar do tempo, chegavam os outros clientes e junto com eles, as novas formas de pães, biscoitos, bolos e guloseimas que aquela lanchonete podia oferecer. O gordinho se preparava para fazer um novo pedido, tão suculento e gorduroso como o anterior, enquanto isso, entravam dois homens altos e bem vestidos, um cabeludo e o outro carequinha, com um sotaque engraçado.
Os dois fizeram seus pedidos e sentaram como trabalhadores que esperavam a hora de começar suas tarefas. Não tão disfarçadamente observavam o jeito voraz que o gordinho comia, devorava até mesmo as verduras mais amargas com prazer.
_ Não aguento mais ser controlado! - Exclamou o cabeludo. O outro somente riu enquanto terminava seu café-da-manhã.
O gordinho com a boca cheia de comida, vacilou e espirrou, espalhando a comida pela mesa.
Irritado, o cabeludo observou o comportamento do gordinho e voltou a exclamar:
_ O governo é como este homem, gordo e sangue-suga do alimento, que somos nós. Sim, controlados e sem perceber, alimentamos os gulosos que estão no poder nos devorando aos poucos.
Com um forte tapa na mesa, levantou-se o cabeludo e saiu pela porta da lanchonete deixando seu amigo para trás, logo depois saiu o carequinha com o belo sorriso de um negro. Então, levantou o gordinho de um jeito nada sutil e se retirou.
Esta segunda versão é resultado de um debate da crônica, feito em um outro post. Neste texto, será divulgado os melhores comentários na primeira versão e um breve discorrer de ideias e reflexões. Inicialmente quero agradecer as seguintes pessoas por terem participado deste debate:
• Lana Barbosa
• Mauricio Romão
• Nathália Abreu
• Patricia Lima
• Diane Santtos
• Ariane Vitória
• Larissa Nascimento
• Sheylla Arévalo
• Jadlon Cortez
• Wendy Nobre Bernardes
• KGeo
• Juan Dias
• Duda Morais
• Matheuslaville
• Paulão Fardadão Cheio de Bala
• Macaco Pipi
• João Alexandre Rodrigues
• Marco
• Marília
• Maristela Saldanha'
• Lucas Adonai
• Jeniffer Haddad
• Yuusuke
• Filipe Dias
• Roberto Alves
• Guilherme Augusto
• Preguiça Alheia
Vamos então, aos melhores comentários:
7º Colocação - Diane Santtos

adoreei... parabéns .
-não tive tando exiito quanto a sua cronica , a sua ficou muittoo bom...
Zetrusk: Os brasileiros são realmente em sua maioria covardes, não lutam pelo que desejam melhor, como você disse, falta-nos coragem. Caímos em acomodamento/conformismo, isso nos leva a aceitar ou se acostumar com a situação uma hora ou outra tornando-nos fracos.
6º Colocação - Lana Barbosa

Zetrusk: Como cidadãos, devemos ao menos se importar e analisar o futuro das nossas condições, da nossa nação, isso também falta hoje nos brasileiros, votar por votar significa parar no tempo e não evoluir. Isso é falta de senso crítico.
5º Colocação - Marília

Zetrusk: O voto nulo é importante para demonstrar indignação, como você disse. Votar nulo não significa apenas abrir mão de uma decisão política, como também é uma forma de dizer que não está satisfeito com os candidatos, com as propostas e outros aspectos políticos.
4º Colocação - Patricia Lima

Zetrusk: De fato, para um político se tornar corrupto, é necessário a má influência dele mesmo ou dos que estão a volta, mas se ele é influenciado, é porque permitiu que isso acontecesse, assim afirmo que são fracos aqueles que se deixam levar pela opinião dos outros sem ao menos refletir. Se ele age de alguma forma quando se pode fazer diferente, é porque ele quer. Infelizmente, como você disse, para se manter no cargo de política hoje, é necessário ser corrupto, caso não seja, os sujos o tirarão do cargo, ou alienarão as pessoas para que o tirem.
3º Colocação - Nathália Abreu

Zetrusk: Se determinado político está no poder, é porque os eleitores os colocaram, afinal ele não iria para lá sozinho, necessita-se de maioria dos votos. Heis aí a importância dos votos, e também é claro, a importância de reclamar pelos seus direitos. Quem promete, deve cumprir!
2º Colocação - Wendy Nobre Bernardes

Zetrusk: Concordo com você, quem vota em qualquer pessoa por não ter em quem votar não usa sabedoria, se não estão presentes bons candidatos, a melhor opção é votar nulo/branco, quem vota naquele que é "menos pior" são os ignorantes e inúteis. Hoje o governo comete diversas injustiças com a população, infelizmente desta forma caminhamos, porém nossa esperança (para aqueles que tem) ainda não morreu.
1º Colocação - Filipe Dias
Zetrusk: Muito bem pensado, a lanchonete tem muito a ver com o governo neste aspecto que você citou, nos alimenta de qualquer maneira, contanto que lucre e enriqueça, aí está o egoísmo no poder da nossa sociedade.
Obrigado a todos que participaram deste debate. Fiquem atualizados quanto ao blog, pois novos debates serão efeituados. Abraços!
By: Zetrusk
Realmente é dificil achar quem seja honesto no meio da política... mas não é impossível.. os bons exemplos ainda existem, mas são sufocados pelos maus... cabe a nós, população, mudar essa realidade..
ResponderExcluirAcho que a democracia é perfeita. Tem gente que diz que não é perfeita, que é apenas o melhor (ou menos pior) sistema já criado. Mas eu não, eu acho que é perfeita sim. É o voto da maioria, e por que descordar da maioria? Se há um monte de político corrupto, que outro culpado existe por isso além da maioria do povo? Vemos políticos canalhas se reelegendo. Se o assim faz, nós merecemos sofrer. É justo, é perfeito. Nós temos a faca e o queijo na mão, podemos cortá-lo, dividi-lo e come-lo. Ou podemos joga-lo fora e cravar a faca em nossos peitos. Tudo depende de nós.
ResponderExcluirsempre sobra pro gordinho nessa crônica. mas essa parte também ficou boa, e prefiro não comentar sobre os politicos e o povo brasileiro. o país está perdido mesmo...
ResponderExcluirPoxa não ganhei e nem fiquei no top 5 mas a sua ideia é demais logo a copiarei rsrs
ResponderExcluirMas a pergunta é: quantas pessoas realmente não se corromperiam?
ResponderExcluirExcelente ideia
ResponderExcluirhttp://projetoxkyo.blogspot.com.br/2012/09/supaidaman.html
Um pouco de humor para uma ótima crítica!!!
ResponderExcluirPoxa.. muito legal!
ResponderExcluirgostei muito legal
ResponderExcluirinteressante a comparaçao! estou cada vez mais gostando d cronicas, muito boa a sua!
ResponderExcluirBem legal o texto, parabéns!
ResponderExcluirsensacional a crônica,mt curti!!!!
ResponderExcluirNão por acaso a gula é pecado capital. Pecado na capital. Pecado do capital. Abraços e sucesso com o blog!
ResponderExcluirSão poderes que se confundem com carater, ética...
ResponderExcluirBom texto, reflete bem nossa realidade. E a comparação do gordinho com o governo foi ótima!
ResponderExcluirTexto bem criativo e inovador
ResponderExcluirhttp://animenokyo.blogspot.com/2012/10/sengoku-basara-moonlight-party-2012.html