Muitos ateus antes de se tornarem ateus frequentavam alguma religião, mas ao descobrir que o homem por muito tempo matou, destruiu e causou desordem por causa de imposição religiosa, passaram a desacreditar em determinada religião como "opinião do divino" e passaram a vê-las como motivação para guerras. Tudo bem, até aí é uma visão, mas o problema, é que maioria deles passam disso chegando a criticar irregularmente religiões (geralmente cristãs), sem ao menos conhecê-las o suficiente. Desta forma, vejo um retorno de conflitos que neste caso, começou pelos cristãos que também, sem compreender, conhecer e aceitar as ideias dos próximos, passaram a falar e falar sem um conceito próprio e estruturado. Em seguida, os ateus passam a criticar e ridicularizar o cristianismo, brincando com a figura de Deus e do Diabo achando que desta forma, estão divulgando superioridade sobre religiões.
Neste sentido, não há diferenças entre cristãos e ateus, pois maioria de suas partes portam preconceitos entre eles e as outras religiões seguindo um padrão em que os cristãos tentam ser melhores que os ateus e as outras religiões e os ateus, de retorno passam a querer ser melhores do que cristãos e membros de outras sociedades religiosas.
Embora o número de cristãos que praticam essa conduta seja maior que o número de ateus, ambas as pates cometem atos ridículos e pecaminosos onde o preconceito não deixa de existir. Lembrando que nem todos os ateus são assim, pois até o ateísmo tem uma filosofia própria formada.
O número de ateus vem crescendo constantemente, como alerta devo dizer que sofrer preconceito não significa que você é obrigado a ser preconceituoso, pagar o mal com o mal não faz de ninguém melhor do que o outro, o preconceito por parte dos ateus se apresentam:
• Quando o ateu diz que crer em Deus ou alguma figura mitológica, mágica, divina, demoníaca, angelical, paladina etc. é ridículo.
• Quando o ateu se diz superior por "perceber" que Deus não existe e que é uma bobagem acreditar no inexistente.
• Quando o ateu utiliza imagens religiosas como objeto de sarcasmo utilizando brincadeiras sem nexo.
• Quando o ateu distorce a imagem de qualquer Deus transformando-o em objeto de piada, seja em tirinhas de mal gosto, questionamentos ofensivos etc.
• Quando o ateu cassoa de outras pessoas por serem adeptas de alguma religião.
• Quando o ateu aproveita das falhas mais graves de determinada religião para argumentar que a mesma é totalmente ruim.
• Quando o ateu fere os significados de qualquer símbolo cultural, artístico ou religioso.
Propostas de alguns ateus:
○ Promover a paz longe de guerras por religião.
○ Abrir os olhos da humanidade para os erros cometidos pela Igreja no passado.
○ Passar uma outra visão de compreender o mundo.
Ouso afirmar: "O homem sem religião não vai muito longe". Isso também vale para os ateus, espero que não compreendam mal a frase, mas o que seria o ateísmo senão uma outra religião a se formar? A falta de religião já é uma religião. Este parágrafo seria merecedor de um longo debate. Que diferença tem o religioso que tatua um sinal em seu corpo do ateu que tatua o símbolo do ateísmo? Talvez o ateísmo não deva ser chamado de religião, mas se não for isso, é dotado de uma concepção do divino em conjunto à uma filosofia sobre a inexistência de seres especiais.
De qualquer forma, como aqueles que vilipendiam as diversas religiões pode querer paz entre as mesmas? De que adianta querer paz entre crenças se na frente disso tudo o que se faz é criticar e ridicularizar o próximo? Será que o preconceito está somente nos cristãos? De que adianta trazer uma nova concepção se ainda tentam vingar o que aconteceu no passado?
Conte-me!
By: Zetrusk
A religião é boa. O problema é o ser humano que acaba com ela.
ResponderExcluirVdd...
ExcluirConcordo contigo Victor.
Excluirótima postagem , há um tempo atrás fiz um também sobre o preconceito que sofrem os ateus ... muito bom !!!
ResponderExcluirNo caso deste texto, ele aborda mais o preconceito que alguns ateus tem com os demais.
Excluiros países que levam a religião a sério demais são os mais pobres e violentos, seja cristãos ou islãmicos. basta ver uma guerra recente, que foi a guerra que separou as irlandas, católicos matando protestantes e protestantes matando católicos, o povo muçulmano querendo matar o povo ocidental por terem crenças religiosas diferentes, padres cometendo pedofilia e não sendo presos, religião é só um pretesto parar as pessoas tirarem vantagem e ainda ficar por cima, na biblia davi matou um monte de gente, e é considerado herói, jesus era contra os judeus por não seguirem ele. os animais não têm religião e não fazem guerra, só os seres humanos....
ResponderExcluirDiscordo quando os Ateus usam o argumento de que não acreditam mais por causa das ações do homem, conheci muitas pessoas assim, elas acreditavam em uma entidade religiosa, mas não acreditavam no próprio homem, mas se eles falam que não acreditam por não acreditar aí sim posso dizer que essa pessoa é um Ateu. Sempre falo que devemos respeitar as diferenças.
ResponderExcluirJá pensei seguir o ateísmo, pois concordo com várias análises, porém do mesmo modo que o cristianismo, ou outras mais, o ateu também, exacerba nas opiniões, querendo ser o saber absoluto. Não acredito e nem desacredito em Deus, não sigo nenhuma religião, pois elas fecham a nossa mente em um único pensamento, acredito em Deus da minha forma e assim como respeito as pessoas, quero ser respeitada no meu modo pensar. Me designo Agnóstica.
ResponderExcluirMuito bom o texto, tenho que concordar as vezes a religiosos que vão contra quem não acredita e aqueles que não fazem parte de sua religião, logo se cria essa espécie de preconceito como por exemplo em alguns país muçulmanos, caso seja pego alguém que seja ateu, a pessoa pode ser apedrejada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo texto!Eu sou espírita. Para mim tanto faz a pessoa ser ateu ou religioso.Acho que o que importa realmente é que a pessoa tenha um bom coração.
ResponderExcluirResponderExcluir
Espíritas... Acho que vocês, nesse bolo todo são os mais compreensíveis.
ExcluirÉ importante respeitar todos os pontos de vista... Independente de crença, de acreditar ou não em algo divino, precisamos levar em consideração o caráter da pessoa, o que ela tem feito aqui... Sempre gosto do seus posts...
ResponderExcluiròtimo texto de reflexão amigo
ResponderExcluirhttp://quebizarrice.blogspot.com.br/2012/11/sutia-para-homens-vira-sucesso-de.html
Não concordo contigo que a falta de religião já é uma [outra] religião. É um ponto de vista, e embora você mencione na frase que não quer ser mal interpretado, não há o que interpretar além do que você disse. Não acreditar em alguma divindidade não deveria ser problema nenhum. Problema é matar em nome de Deus. É fazer guerra e a chamar de Santa. É misturar política com religião...
ResponderExcluirVilipendiar religiões alheias não é um problema?
ExcluirCada um é cada um...
ResponderExcluirPara mim basta ter fé, não tenho religião!
ResponderExcluirParabens Cleiton pelo texto...
ResponderExcluirrespeito todas as religioes independente de qual for!!!
abração;
Parabens Cleiton pelo texto...
ResponderExcluirrespeito todas as religioes independente de qual for!!!
abração;
claudinho costa.
Muito legal o texto Parabéns...
ResponderExcluirEu acho assim que cada um tem sua religião eu tenho a minha eu tenho minha opinião sobre ela você tem sua é você tem sua opinião sobre a sua cada religião e diferente cada pensamento de sua religião e diferente.
Parabéns pelo texto muito legal
NOS PAISES MAIS DESENVOLVIDOS A GRANDE MAIORIA É ATEU, QUANTO MAIS VOCÊ CONNHECER A CIENCIA MENOS VC VAI ACREDITAR EM ALGUMA RELIGIÃO
ResponderExcluirTalvez não seja por causa da tecnologia e da ciência, quem vive em países mais desenvolvidos tem maior acessibilidade a tudo, e isso gera preguiça de se esforçar a mais deixando cultura e religião de lado.
ExcluirO post está ótimo! Eu acho preconceito religioso uma coisa ridícula! Cada um acredita ou desacredita no que quiser!
ResponderExcluirO problema não é a religião, mas quem as conduzem. Ateísmo me parece religião, com o mesmo teor preconceituoso e com sentimento de superioridade, como se fossem a voz da razão! Infelizmente o que tanto odeiam está enraizado nos corações ateístas.
ResponderExcluirNo dia em aprendermos a amar verdadeiramente e não julgarmos seremos melhores!
Exatamente isso, condenam o preconceito mas esquecem de não serem preconceituosos.
ExcluirAs religiões já estão ultrapassadas, precisam de mudanças radicais! Mais segregam que unem, julgam demais e se acham a salvação, existem milhares de religiões, todas salvarão o mundo?
ResponderExcluirPode ser que as diferentes concepções de salvação entre as religiões levem ao mesmo lugar, bem como os Deuses se assemelham em suas crenças.
ExcluirMuito bom o texto , acho que religião não dá pra discutir , mas acho que elas deveriam criticar menos umas as outras . :D
ResponderExcluirParabéns pelo blog
Até que concordo contigo,mas religião cada um tem a sua. Eu particularmente não me identifico com nenhuma,não sou ateu.Não dúvidi da existência de deus,diabo,espiritos,entdades etc. Mas não tenho em fé e crença em nenhum destes.Como diz uma música: ''Eus é DEUS dentro de mim'' ;)
ResponderExcluirE quanto a tirinha,sei lá,eu achei demais... kkkk
Infelizmente preconceito existe em todo lugar
ResponderExcluirhttp://quebizarrice.blogspot.com.br/2012/11/gee-male-versionshowa-generation-kpop.html