No texto "A sociedade e os seus indivíduos", expliquei a forma como sociedade e indivíduos dependem um do outro e também a maneira como interferem entre si. Neste texto explicarei um pouco como ocorre essa "difusão" de ideias.
As pessoas vivem em comunicação à todo tempo, seja por gestos, expressões, palavras, diálogos etc. Nesse expressar, manifestam suas ideias, seu jeito de ser e de pensar, mas também num meio amigável possuem o poder de passar essas informações. O conhecimento e alguns costumes podem ser passados aos poucos de uma mente para outra a depender da convivência. Se certa pessoa convive com roqueiros durante seus dias, terá grandes chances de se tornar um roqueiro também, e assim por diante.
Isso não acontece porque a mente humana é fraca e sim porque nós necessitamos de informações todos os dias, desse jeito, quando não a temos, tomamos emprestado de outras pessoas para depois, a partir do que foi adquirido, se evolua e se tome uma concepção pessoal. Mas o que dizer daqueles que não se deixam influenciar pelas ideias dos outros?
Para estes, cabe o benefício de pensar por si próprio, de analisar e possuir senso crítico sobre variados assuntos, você leitor, pode ser uma dessas pessoas, ou ainda não, mas nem sempre foi assim. A prova em verdade está no fato que todos nós não nascemos conhecendo e sim, nascemos para conhecer.
O senso crítico vai se tornando claro com a maturidade do indivíduo e se baseia na quantidade e qualidade de informações que se tem. O conhecimento abre fronteiras e nessas fronteiras saem e entram informações. Por isso por mais que não admitamos, podemos ser influenciados por ideias alheias. Uma observação importante é que essas ideias nem sempre são ruins, nem sempre são boas, é por isso que precisamos analisar e decidir o nosso ponto de vista.
O que vale dizer é que através do diálogo e da convivência, nós transportamos informações que podem ou não nos definir.
By: Zetrusk
Parabéns Continua assim ! Sucesso pra Vc tudo De Boooom
ResponderExcluirExcelente texto, suas ideias são bem claras. Pena que as pessoas na maioria das vezes vai pelo que a maioria diz que é certo.
ResponderExcluiro certo e o errado.
ResponderExcluircarater.
moral.
ética...
Muito veridico isso! A gente acaba mesmo evoluindo a mente assim.
ResponderExcluira maioria prefere o jeito mais simples, por isso o mundo está um caos, se todos pensassem e refletissem, as coisas seriam muito melhor.
ResponderExcluirEsta de Parabéns !
ResponderExcluirConcordo contigo! Somos realmente seres moldados por aqueles que nos cercam, que por sua vez também foram moldados por quem os cercava... Por isso tudo hoje em dia é tão relativo, difícil de afirmar essa coisa de "certo e errado". Cada um tem sua verdade e defende o seu ponto de vista. Super interessante o texto, parabéns ^^
ResponderExcluirQuem não sofre influencias, também não cresce, mas as vezes regride justamente por isso, é a grande pegadinha do mundo!!
ResponderExcluirShow de bola!
ResponderExcluirDemais !!!
ResponderExcluirSeguindo , segue de volta?
http://programaeliana.blogspot.com.br/
eu sou muito influenciado pelos, filmes, livros, séries e desenhos
ResponderExcluirFaça um chá de idéias, então.
ResponderExcluir