domingo, 6 de janeiro de 2013

Dependentes


Olá pessoal, depois de um bom tempo sem nenhum texto, meu blog volta à ativa. Gostaria de desejar um feliz ano novo a todos e muita felicidade. Neste post gostaria que refletissem sobre o quanto somos vulneráveis e dependentes, me refiro aos vídeo-games, internet, comunicação, transporte, roupas, maquiagem, bens materiais, casas, apartamentos e claro, medicamentos.



 Podemos comparar nossa atualidade com a antiguidade, hoje temos conhecimento aberto sobre inúmeros aspectos que antigamente não se compreendia, desenvolvemos com o decorrer do tempo diversas ferramentas que foram facilitando cada vez mais o nosso dia-a-dia e hoje, vivemos uma vida muito mais fácil do que os tempos antigos. Do ponto de vista mais claro, isso é bom, pois nós, seres humanos, tendemos a evoluir e descobrir cada vez mais, mas nessa passagem acabamos por nos distanciar das coisas mais simples e naturais, por exemplo, uma luta mais brusca pela sobrevivência.

 Antes tínhamos que enfrentar doenças desconhecidas, tentar explicar religiosamente ou não, os acontecimentos da natureza, do mundo, da colheita etc.. Plantávamos, caçávamos, nos divertíamos mais com os amigos e com os parentes. Hoje tudo isso mudou aos poucos, embora os velhos costumes não tenham sido exatamente excluídos, as coisas simplesmente ficaram mais fáceis. Nem todo mundo precisa plantar e colher, podemos somente ir ao supermercado e comprar, caçar também não é necessário e a internet passou a unir as pessoas à uma distância maior, isso colaborou para que nós não se encontrássemos mais nas ruas como antigamente. E a medicina...

 Com a ajuda de pesquisas científicas em torno da medicina, descobrimos a cura para diversas doenças, aprendemos a combater bactérias, protozoários, vírus e qualquer coisinha que faça mal ao nosso organismo, mas de alguma forma com tudo isso, nós nos tornamos cada vez mais vulneráveis. Descobrimos a cura para muitas coisas, mas nessas batalhas, as doenças evoluíram também, as bactérias por exemplo, mesmo mortas, são capazes de transferir técnicas de defesa para outras e através dessa capacidade, muitas delas se tornaram imunes aos antigos medicamentos, hoje sem a tecnologia e a medicina, você pode pensar o quanto somos incapazes de lidar com as mesmas doenças que antes encarávamos naturalmente.



 Não é só isso, nos tornamos mais fracos também no dia-a-dia, pois tudo ficou tão fácil e acessível que nos acostumamos à não se esforçar tanto para realizar as tarefas diárias. Comparados aos nossos ancestrais, somos fracos, porém modernos.

By: Zetrusk

3 comentários:

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...