sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Controle da mídia na sociedade



 Vamos abordar neste texto, um assunto muito interessante, que é a forma em que a mídia governa ou orienta o pensamento das pessoas. Não é difícil perceber que o que se passa na TV, no rádio ou nos jornais tem um grande valor na entrega de informações do dia-a-dia, mas qual é o valor e qualidade dessas informações? Por que temos que acreditar nelas? São informações falsas ou verdadeiras?

 Acreditar ou não em determinada informação está à decisão de cada um, porém na minha concepção, a população brasileira não está apta a identificar e analisar o que vêem e acreditam. Posso afirmar que hoje, a televisão representa maior fonte de alienação mútua. Todos acreditam na TV, quem nunca ouviu a expressão: "Ah, passou na TV" ou "eu vi ontem na TV que..."?

 Um exemplo atual que eu pude analisar pessoalmente foi a greve dos professores da Bahia no início de 2012, onde maior parte dos colégios públicos pararam e um dos únicos meios de informação que as pessoas tinham a respeito do assunto foi principalmente a TV, tudo o que se passava ali ia para a mente da população. A mídia tratou de identificar o acontecimento de determinada forma, até mesmo por meio de alienação levando as pessoas a favor do governo, quando na verdade, a situação era totalmente diferente, descobri por meio de professores que participaram de tudo ocorrido que o governador havia criado uma falsa lente na frente das pessoas utilizando injustamente a mídia.

 Quando eu já compreendia o ocorrido, por curiosidade saí nas ruas e perguntei a diversas pessoas: "Olá, você sabe o motivo da greve dos professores? O que você acha?". Todos eles deram a mesma resposta: "Acho que os professores querem ganhar demais." Lembrei do meu professor explicando que a greve não fora por causa de aumento de salário e sim por conta de um imenso desvio do dinheiro que estava direcionado a educação baiana.



 Eu já tinha em mente o quanto a mídia controlava as pessoas e a faziam acreditar em qualquer coisa que quisessem, mas dessa vez, nada ficou tão concreto na minha mente. Observando mais um pouco, vi adultos, pais e mães reclamarem dos filhos no sentido deles ficarem muito tempo na internet e acreditarem em tudo o que vêem lá. De fato, a internet disponibiliza muitos aspectos ruins, isso exige dos usuários o cuidado e atenção na busca de informações, na entrada de diversos sites, mas a internet, diferente dos outros meios de comunicação é muito mais ampla e muito menos ilusionista.

 Para diferenciá-la com mais eficiência, vou citar algumas exclusividades da internet:

  •  A internet facilita e expressão livre de qualquer indivíduo, seja nas redes sociais, nos fóruns, websites ou blogs. Assim como eu, qualquer pessoa pode criar um blog ou publicar uma página na internet expondo suas idéias.
  •  As pessoas se comunicam entre si de forma livre, falam o que pensam e entendem o que os outros pensam.
  • As informações contidas na internet não são únicas e exclusivas da mídia, cada um tem uma opinião e cada um decide por si mesmo se quer divulgá-las na rede.
 Pessoalmente, acredito eu que a internet seja muito mais confiável do que a televisão ou o rádio, porém exige um pouco mais de desconfianças nas informações ali adquiridas. Ao contrário da internet, a TV, por exemplo não disponibiliza entrosamento direto, lembrando que as gravações ali mostradas, antes de tudo são cortadas e editadas, ou seja, só se passa o que se é desejado que passe.

By: Zetrusk

17 comentários:

  1. Muito bom esse artigo de opinião,texto bem elaborado e com o melhor conteúdo *-*
    Bom tudo que está escrito é fato, o governo usa várias técnicas para manipular as pessoas fazendo-as de ''troxas''sabendo que através da tv podem fazer mudanças nas matérias e alcançar um público alvo.

    ResponderExcluir
  2. A foto é auto explicativa!!!! Passando pra conhecer seu blgo...passa lah no meu depois Blog Makeólatras http://makeolatras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. a mídia divulga porcarias e o povo vai ficando cada vez mais burro.

    ResponderExcluir
  4. É mano,somos controlado 24 horas pela mídia e o governo e questões políticas que vem por trás disso.

    ResponderExcluir
  5. A televisão, é um veiculo muito bom, mas a televisão blinda e resume tudo que agente não quer ouvir em meias palavras e a internet da para ver a coisa de uma forma bem mais construtiva e mais informada do que a televisão. A greve dos professores e uma delas (o que vc citou) que eles passaram até o sangue da greve de pois pararam e a internet passa e uma informação (pura ou não).
    Desculpe a Demora


    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A midia faz a cabeça das pessoas infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Olá Zetrusk, gostei da sua postagem sobre a manipulação da mídia, mas como estudante de comunicação eu devo salientar alguns aspectos.

    Sobre a internet, citada por você como um meio mais confiável que os demais meios midiáticos, quero fazer algumas observações. Acredito que, exatamente por abrir espaço para todas as pessoas expressarem sua opinião, a internet se torna uma fonte não tão confiável assim. No jornalismo imediato da internet, o deadline (tempo para lançar a matéria) é muito menor comparado à TV, rádio e meios impressos, o que acaba por dificultar a checagem adequada das informações, fazendo com que a busca pelo "furo" gere erros ao retratar um factual. Além disso, na internet qualquer um pode ter o seu momento "jornalista", lançando informações sem checagem baseada numa opinião que foi baseada em fontes tão subjetivas quanto.
    De uma forma geral, nós todos sofremos de obesidade anêmica, como diz a teórica da comunicação Melena Segura Contrera. Nós estamos obesos de informações, mas elas não se conectam e não nos alimentam necessariamente.

    Quanto à manipulação midiática em si, outro exemplo clássico é o debate presidencial entre Collor e Lula, que foi editado imparcialmente para favorecer o candidato Collor. Mas o que pouca gente sabe é que a imparcialidade é um mito, impossível de ser alcançada. Sim, impossível! O objetivo do discurso (de qualquer comunicação) é sempre convencer o interlocutor, e a escolha das palavras já é uma forma de parcialidade. Como, por exemplo, uma reportagem sobre o MST, exemplo muito utilizado no curso de Jornalismo: pode-se dizer "MST ocupa fazenda" ou "MST invade fazenda". Aparentemente as duas manchetes querem dizer a mesma coisa, mas analisando os sentidos implícitos de "ocupa" e "invade", nota-se que a primeira traz uma carga positiva ao movimento e a segunda uma carga negativa, já que "ocupar" algo dá a entender que o lugar estava "desocupado" anteriormente à ocupação e "invadir" dá a entender que não.

    www.acedencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá gostei da organização e do conteúdo de seu blog, seguindo aqui, se puder seguir o meu tb, lhe agradeceria desde já!

    Aqui o endereço:

    http://akonrado.blogspot.com.br/

    Sucesso aee

    ResponderExcluir
  9. e o pior que nós assistimos...muitos naõ tem opção...e ficar como esta,,,

    ResponderExcluir
  10. Você está certo. É por aí mesmo...

    ResponderExcluir
  11. De fato, a tv é um objeto de alienação que o governo usa pra ter a populaçao na palma das mãos...
    E dava pra notar isso sobre a greve dos professores, pq enquanto ela rolava, passava na tv sobre a casa de fulano, ou sobre não sei quem que sabia cozinhar... Essas bobagens que as pessoas assistem e ainda gostam, e nem notam como são controladas!



    http://idkwitm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. a mídia em geral estácorrompida, falha sua achar que a internet é a "solução" para a diminuição da alienação... Na internet a quantidade de informações falsas e equivocadas são boa p-arte do conteúdo. Quantas empresas não pagam ghostwriters para ficarem na internet distorcendo pontos de vista, informações, diminuindo a importância de certos acontecimentos... enfim... Não estamos mais lires do controle mental exercido pela mídia...

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente a maioria de nós é mula da sociedade, ainda mais em ultimo dia de novela.


    http://yourdryblood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. sorria voce esta sendo alienado é ótimo
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...