domingo, 19 de agosto de 2012

A sociedade e os seus indivíduos



 Vamos parar um pouco para analisar a sociedade e os indivíduos que a compõe. Como a sociedade interfere no comportamento dos indivíduos? E como os indivíduos moldam a sociedade em que vivem?

 Quando nascemos ou mesmo quando crianças, aprendemos e conhecemos desde já as leis, regras e costumes da nossa sociedade, conhecimento que é passado pelos pais ou que são adquiridos pela convivência social, aderindo os costumes educativos, políticos, éticos e morais da sociedade em que vivemos. Desta forma a nossa própria sociedade, de princípio, tem enorme influência no nosso aprendizado, na maneira de nos comunicarmos e no nosso comportamento, por exemplo, uma criança que é educada com violência, que apanha em casa sempre que faz algo errado, crescerá consequentemente como uma criança violenta, agirá da mesma forma com os outros até que cultive a capacidade de analisar suas próprias ações e daí, construir seus próprios conceitos. Este é apenas um exemplo que pode explicar como a sociedade interfere nos seus indivíduos.

 Outros exemplos estão na diferença linguística e no modo de vida, comparando um índio com um homem civilizado, por exemplo, notamos facilmente a diferença de costumes, de alimentação, preservação etc.



 A sociedade molda os indivíduos mas os indivíduos também moldam a sociedade, então voltamos para aquela pergunta que fiz no início do texto. Como os indivíduos moldam a sociedade em que vivem?

 Se lembrarmos das leis e regras que notadamente obedecemos para formarmos uma convivência harmoniosa, podemos colocar um segundo item em questionamento: Quem criou a lei? Quem ditou as regras que seguimos?

 Precisamente alguém ou um grupo de pessoas em conjunto formulam regras que equilibram a liberdade de determinado grupo social, deste ponto entendemos como os indivíduos modelam a sociedade, afinal, eles mesmo construíram suas leis e além disso, eles quem vão ensinar e educar os seus filhos de acordo com o que foi estabelecido nas suas experiências vividas.

 Os indivíduos formam a sociedade e a sociedade cuida dos indivíduos, é basicamente como o contrato social descrito por Thomas Hobbes. Com a observação do tempo, percebe-se que tanto a sociedade como os indivíduos estão em processo de evolução ou simplesmente mudança, de um lado menos sóbrio, o motivo dessas "mudanças" está no fato dos filhos quando chegarem a um amadurecimento relevante possuírem idéias e pensamentos diferentes de seus pais.

 Se formos comparar a época dos dias de hoje com o que era décadas atrás, poderemos constatar diferenças de comportamento, reverência e crenças, por exemplo, hoje temos uma sociedade mais voltada à tecnologia e ao capitalismo. Uma série de elementos nos jogou no conformismo e na fácil acessibilidade, temos diversos motivos para ficar em casa e aproveitar individualmente tudo o que temos acesso. Isso de certo modo nos tira de uma vida diretamente comunicativa, como os jovens preferirem acessar as redes sociais ou jogar vídeo game ao invés de sair com os amigos, jogar futebol ou andar de bicicleta.

 Ha algumas décadas atrás as pessoas tinham o costume de sentar na frente de casa e conversar variados assuntos com seus vizinhos, tinham uma vida mais amigável com o meio em que viviam, porém a violência, o conformismo residencial e alguns outros fatores contribuíram para que a sociedade caminhasse até os dias de hoje.

 Conclusão: "Os indivíduos moldam a sociedade ao passo que a mesma molda os indivíduos, deste modo ambos evoluem e se modificam juntos com o passar do tempo."


By: Zetrusk

15 comentários:

  1. É fato que a sociedade influencia nosso comportamento. E a sociedade é feita por nós. Quando começamos a ter nossas próprias idéias de como ser, seguindo ou não as leis da sociedade atual, é quando esta começa a se transformar. Quem criou a lei? A sociedade, que está sempre em mudança. Aliás, uma sociedade que não muda, não evolui.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. A graça no mundo são as nossas diferenças.

    ResponderExcluir
  3. A Sociedade muda muito,e dizem '' como o mundo está diferente '' mas na verdade é apenas a sociedade que mudou!

    ResponderExcluir
  4. Não concordo totalmente com o que Sarte disse ,porem "O inferno são os outros". Viver em sociedade é bom e é ruim ao mesmo tempo....

    ResponderExcluir
  5. Vivemos em sociedade, mas não precisamos viver de acordo com a sociedade... Assim, é sempre possível colaborar para transformá-la...

    ResponderExcluir
  6. A nossa sociedade se tornou dominada e influenciável! Sem questionamentos, alienados e sem voz! Apenas consomem, como idiotas!
    Triste tanta inercia!

    ResponderExcluir
  7. a sociedade brasileira é feita de fantoche em sua maioria.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com quem disse aí em cima que as leis não são necessariamente feitas pelas pessoas em sociedade, mas sim por determinados grupos de pessoas dentro da sociedade. Isso faz toda a diferença do mundo, na minha opinião. Hahaha. E, como a antropóloga que eu deveria ter me tornado, também acho bem questionável o uso do termo "homem civilizado". Mas aí já é outro assunto. :P

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo que esta escrito hoje em dia algumas pessoas não vive adequadamente como deveria viver, no mundo que estamos vivendo agora e meio é muito dificio ver alguém nas ruas só ver pela manhã e tarde agora a noite ninguém ver mais a população em suas portas conversando com vizinho ou amigos estamos vivendo em um caus mundial muita violência, eu bem que queria que isso muda-se para a sociedade que as pessoas vivia antigamente mais pra isso acontecer a população tem que ajudar a combater os crimes que esta acontecendo...

    ResponderExcluir
  11. A sociedade vive de acordo com um sistema, se vc tenta ultrapassá-lo será taxado de alguma coisa, somos conduzidos por várias coisas,a midia é uma delas.

    ResponderExcluir
  12. sociedade = sistema.

    muito bom seu blog.

    http://laluzbiscuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...