segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Antissocialismo Parte 1/12



 Provavelmente você já deve ter visto algumas pessoas que não tem costumes de conversar, se socializar, fazer amigos... Talvez não conseguem, talvez não querem ou não sentem vontade de se relacionar com os demais. Se distanciam, não se expressam e aí nasce o antissocialismo, que pode ser causado por uma série de fatores como: timidez, infelicidades e desgraças ocorridas ao longo da vida, solidão, ideologia, religião, ateísmo, sentimentos, frieza etc.

 Muitas vezes o ato de certas pessoas não se entrosarem ou pararem de se enturmar com as outras está relacionado a experiências vividas em tempos passados. Isto pode estar ligado a perda de entes queridos, com erros cometidos ao longo da vida que o fizeram magoar aquele(a) que não queria ou por ter sido magoado ou traído pela ou pelas pessoas que mais confiava e acreditava. Com o passar do tempo, essas pessoas passam a aprender se distanciar daqueles que não o interessam, analisar os outros parte por parte e rejeitá-los ao perceber excesso de imperfeição.

 No caso de alguns que perderam pessoas queridas, seja os pais por um acidente, o irmão ou a irmã por causa de câncer ou outra doença, o amor da sua vida por algum motivo, fica um vácuo imenso em toda sua estrutura, imagine se apegar muito a determinada pessoa e logo depois ela se for, imagine saber que ela não vai voltar para preencher aquele espaço que era dela e que em hipótese alguma pode ser simplesmente substituído. O vácuo fica e permanece, mais do que isso, causa tristezas e pensamentos negativos que fazem com que o indivíduo se sinta para baixo, fracassado e apenas um sofredor. Neste processo, perde-se a vontade de compartilhar tais sentimentos com os amigos, futuramente perde-se o costume de conversar com os outros sobre qualquer assunto, passa-se então a confiar nos poucos que conseguem demonstrar segurança e compreensão abrindo os braços para aqueles que optaram pelo silêncio.

 O antissocialismo pode nascer numa pessoa quando ela perde sua reputação em determinado grupo de pessoas que antes, poderiam ou não ser seus melhores amigos. Isso pode ocorrer quando tal pessoa trai a confiança de todos ou é traído de forma constrangedora na frente de todos. Vou citar dois exemplos para explicar cada uma das situações.

 Exemplo 1 - Um indivíduo apegado a determinado grupo de pessoas onde é conhecido de uma forma respeitosa, demonstra confiança as outras pessoas, ou até se exibe por ser de tal jeito, mas num momento contraditório realiza algo que surpreende e decepciona os demais, algo grande que não se esperava dele onde ele ache melhor deixar o grupo à implorar um perdão.
 No período posterior, este constrangimento pode permanecer e impedi-lo de fazer novos amigos e de se enturmar tornando-o uma pessoa antissocial.

 Exemplo 2 - Um indivíduo apegado a determinado grupo de pessoas onde declara confiança total em todos, em especial a uma determinada pessoa, como uma namorada por exemplo, enxerga nela sinceridade e fidelidade e demonstra pra todo o grupo o que pensa. Com o tempo passa a se dedicar a essa pessoa de forma mais carinhosa e abrangente, esclarecendo seu amor e confiança a ela na frente de todos várias vezes e num determinado momento é traído por ela, trocado friamente por outro. O enorme constrangimento, a ferida sem cura causada pela traição, o vácuo sentimental, a dor e as lágrimas o faz querendo ou não se distanciar dos outros do grupo pela enorme vergonha e assim como no exemplo 1, pode não conseguir se socializar novamente, se tornando um antissocial.

 Além de desgraças e acontecimentos ruins ocorridos no decorrer de toda a vida, o antissocialismo pode ser fruto da solidão. Uma pessoa solitária, que nunca se identificou com nenhum grupo de pessoas e sempre viveu independente dos outros seja de forma argumentativa ou aproximativa dificilmente se unirá a outros indivíduos futuramente, seja por timidez, falta de assuntos, prática, interatividade e costumes. Uma pessoa acostumada na solidão, sentirá enormes dificuldades em se socializar com os demais.

Assim se oriunda o antissocialismo a partir de desgraças, infelicidades e solidão, lembrando que os fatos citados aqui são referentes a minoria das situações, sendo que quando se perde um ente querido por exemplo, com o tempo as pessoas se recuperam  e apenas uma parte delas se torna antissocial, os traumas, infelicidades e traições se curam com o tempo, porém uma pequena parte das pessoas se abala fortemente com isso e deixa de se socializar. Neste e nos outros textos que virão a seguir que fazem parte deste documento será retratado a parte antissocial. Continue lendo a partir dos links a seguir:


By: Zetrusk

domingo, 9 de setembro de 2012

Diversão das pessoas em Cabuçu BA



 O que é diversão pra você? Conversar com um grupo de amigos enquanto se distrai com taças de champanhe? Disputar um campeonato de futebol no final da tarde? Fazer um passeio num parque aquático? Tudo bem, mas e quando se vai a praia? Como as pessoas se divertem?

 Em uma viagem não tão empreendedora que fiz a Cabuçu BA, pude observar de perto as atitudes ridículas que as pessoas tomam para dizer que estão se divertindo. Temos lá uma praia que tem a má fama de ser suja e nojenta, mas que na minha opinião é maravilhosa e proveitosa, se tem alguma coisa que está podre lá, são as pessoas. Sim, me refiro aos mal-educados que vem das cidades ao redor e que juntos aos moradores de Cabuçu, a tornam uma cidade imunda, barulhenta e longe de ser um ponto turístico agradável. Em todo lugar que vou, toda cidade, tenho interesse de conhecer suas extremidades, porém lá, a única coisa que me interessou foi a dita praia.

 Em uma experiência nada boa do momento estive em um lugar da cidade onde havia vários carros próximos uns dos outros tocando várias músicas de pagode-axé diferentes umas das outras. Olhei ao redor e vi as pessoas, principalmente jovens adolescentes dançando, não dava para identificar qual música dançavam, de qual carro vinha o som, mas dava pra perceber claramente que as danças eram de total incentivo ao sexo, não o "sexo do amor", mas o "sexo da putaria". Eles dançavam aquilo ao passo que bebiam e fumavam o que bem entendiam e então me fiz a seguinte pergunta: Isso é diversão para eles?

 Sim! Esta é a diversão deles, porque a mente de todos eles é muito fechada para procurarem coisas melhores e sensatas para fazer, mas eu já sabia que não podia esperar nada tão diferente de uma cidade movida a músicas podres. As pessoas dizem "Praia é diversão", mas lá a diversão deles são festas barulhentas, músicas sem cultura, bebidas alcoólicas e sacanagem. Itens que influenciam a traição, brigas, poluição, imundice em diversos aspectos e a má fama dada a praia que devia ser anexada a população ignorante que ali vive e "se diverte".

 Com este texto quero afirmar que não é a praia que está suja, imunda, mas sim as pessoas que a poluem e depois saem difamando o lugar.

By: Zetrusk

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Jovens de hoje, adultos do amanhã

 Existe uma expressão muito popular que é: "As crianças de hoje são o futuro do amanhã". Quanto a isso não há discórdia, porém no desenvolvimento dos jovens, eles passam por uma série de aprendizados, se atribuem a costumes que são passados principalmente pelos seus pais, nesse ponto entra uma questão: "Será que os pais estão prontos para educarem seus filhos?". Nos dias de hoje, seria receoso responder esta pergunta, mas posso afirmar que sim. Onde se impõe limitação e uma série de regras sólidas ou até mesmo éticas e morais, onde percebe-se desde o início o que é certo e o que é errado, existe então educação.



 Uma criança tem a inocência do desconhecimento, tudo para ela é novo, não tem maturidade para resistir a pensamentos poli-cromos, o que os pais passam para seus filhos são facilmente aceitos como verdade absoluta, pois uma criança não tem e nem consegue arranjar argumentos para debater ou refletir sobre aquilo. Por causa disso, os pais devem ter bastante cuidado no que vão falar, pois qualquer suposição cria uma crença falsa ou não na mente das crianças, como "Deus", "papai-noel", "duendes", "fadas", etc.

 No contexto de evolução dos jovens, pode-se reparar diversos aspectos. No geral, as crianças demonstram carinho, alegria, graça e outros pontos positivos, mas quando é lembrado que elas serão a base da sociedade no futuro, o que se tem a analisar? As crianças podem ser felizes, podem deixar seus pais felizes, mas um grande erro cometido pela maioria das pessoas é pensar que felicidade é tudo. Olhe para as crianças ao redor, imagine elas dez anos depois, quando pararem de brincar nas ruas, pararem de usar seus brinquedos, o que restará? Nada? Todos sabem que as crianças não crescem somente na brincadeira, como também no esporte, na educação escolar, nas suas descobertas íntimas, mas de um modo mais perceptivo, quantas delas se importam em ler livros (até mesmo quadrinhos), assistir filmes mais lógicos, porém livres, ouvir músicas interessantes ou de um modo mais infantil, quantas procuram entender as mensagens passadas pelas fábulas populares? Vendo deste ponto da para perceber que seus sorrisos não são tão importantes, o sorriso de uma criança causa impacto nos seus pais ou em quem causou aquele sorriso, mas quando ela se tornar adulta, seus sorrisos serão considerados monótonos e normais.

 E quanto aos adolescentes de hoje? Posso dizer verdadeiramente que muitos deles se preocupam com assuntos intelectuais, curiosos e benévolos, pensam no futuro, no presente e até no passado, dão valor as coisas mais preciosas e simples que a outra parte dos jovens não conseguem enxergar, pois se perdem nas mutretas imbecis que eles mesmos constroem, vilipendiam aquilo que não conhecem, entram no mundo das drogas não porque querem, não porque gostam, mas porque foram influenciados. Então, apresento a vocês os jovens que estabelecerão o amanhã da nossa sociedade, que no entanto, não está perdida.



 Confio na capacidade de maioria dos jovens que andam ao meu redor e creio que os aspectos ruins da juventude atual serão minorados.

By: Zetrusk

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Poluição na Bahia



 Vou tematizar neste texto a poluição, mais especificadamente a poluição na Bahia, que foi o lugar em que eu pude observar com mais tempo a forma em que as pessoas valorizam as coisas. Como o tema é "poluição", vou começar ressaltando a sujeira nas ruas, aliás, sujar as ruas já virou um costume da população, ninguém vê nada demais nisso, na Bahia e em qualquer outro lugar, poluir o meio ambiente torna visível a ingratidão e egoísmo das pessoas em relação a natureza, visto que ela nos oferece tudo o que necessitamos. Um dos problemas reais que pode ser citado é a forma com que as pessoas se referem a natureza, ou pior, a forma em que elas não se referem. É difícil ver alguém defendendo o meio ambiente e a natureza, praticamente ninguém fala sobre isso, não ficaria surpreso se algum humorista um pouco mais intelectual dissesse que ambientalismo na Bahia virou mito.

 Além disso, um Estado, uma cidade, vilarejo, ou seja lá o que for é como se fosse a casa de quem vive ali, quando você recebe visitas em sua casa por exemplo, a primeira impressão, que é importante, está relacionada a organização, a limpeza e na forma que aquele local causa bem-estar nas pessoas que o visitam. Repare que se você estiver em um quarto sujo, desorganizado ou bagunçado, não se sentirá tão bem, diferente de estar em um quarto limpo, organizado e suave. De forma mais ampla, imagine você indo visitar uma cidade em que a própria população suja, descuida e pouco se importa com isso. O que pensar de pessoas como essas? O que pensar de um lugar desses?



 Vejo em vários lugares se dizer que funk e pagode (axé) constituem um outro tipo de poluição, a "poluição sonora". Claro que em termos mais específicos isso não se considera, na Bahia, pode-se dizer com toda certeza que houve tempos melhores em que a música teve um valor muito mais cultural e nutritivo. Hoje, o que prevalece é o axé, que as pessoas chamam de pagode, swingueira e eu chamo de "lixo musical" porque qualquer idiota compõe músicas difamadas sem nenhum sentido criativo. Como já disse em outro texto, a sociedade molda os indivíduos, no caso da Bahia, as pessoas são modeladas na base de conformismo, preguiça, estilo musical ridículo e alguns piores, criminalidade. Por esses motivos me levei a atribuir a tal situação o termo de "poluição cultural".

 O interessante descrito no decorrer do texto até aqui é que tudo se mescla, ou seja, nota-se que geralmente as pessoas que se nutrem de conteúdo podre, são as mesmas que poluem as cidades, que não tem educação, que caem na ignorância e alienação. Tal fato se explica na condição de que se a raiz de uma árvore se alimenta de nutrientes ruins, o fruto dela também será ruim, por outro lado, se ela nutrir-se de substâncias boas, consequentemente terá frutos bons, isso também vale para os seres humanos.

 Atualmente, foi noticiado uma banda de pagode que abusou sexualmente de alguns jovens, pude ver a mãe de um dos integrantes dizer: "meu filho não é capaz de fazer essas coisas, ele não é assim", não tenho certeza se foi exatamente isso, mas foi neste sentido. O que será que se passa na cabeça desta mãe? Será que seu filho não era mesmo capaz? Como não? Na minha opinião, uma pessoa que representa uma banda onde se canta músicas difamadas e que apoiam o sexo e a "putaria" é totalmente capaz de agir de tal forma.

Carnaval: Na TV símbolo de diversão, na realidade símbolo de violência.


 Pude perceber também que a poluição na Bahia, tem apoio político. O governo é principal contribuinte de poluição nos mais diversos lugares, estamos em época de eleição, e o que não falta são indivíduos distribuindo panfletos nas escolas, ruas e claro, inúmeros cavaletes e placas espalhados nas avenidas mais movimentadas atrapalhando a visão dos motoristas, aceitem ou não, tudo isso polui mais ainda as ruas, bem como maioria das pessoas recebem os panfletos e dez metros depois o jogam no chão, e os cavaletes? Pra onde eles vão quando não forem mais usados? Tudo o que fizeram e fazem é desmatar, corroer e destruir a natureza a favor de campanhas políticas que no geral, não são nada boas, 100% mentirosas e enganadoras, afinal, o Brasil é um destaque no ranking de corrupção.

 Esse texto ressalta só parte dos fatores que contribuem para a poluição na Bahia, espero que ajude as pessoas a se conscientizarem do que realmente merece valor.

By: Zetrusk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...