sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Amanhecer Estatal - Versão 2

 Esta é a segunda versão da crônica "Amanhecer Estatal", para ler a primeira versão clique aqui.




 A caminho da lanchonete que abre mais cedo do que todas, andava o gordinho, bem como fazia todos os dias. O gordinho sempre era o primeiro cliente do dia e chegava antes dos pães de forno. Abria a porta com violência e sentava-se a espera de atendimento. Como de costume, fazia uma boa e exagerada refeição, não tinha sobriedade ao comer, nem tampouco se importava com isso.
 Com o passar do tempo, chegavam os outros clientes e junto com eles, as novas formas de pães, biscoitos, bolos e guloseimas que aquela lanchonete podia oferecer. O gordinho se preparava para fazer um novo pedido, tão suculento e gorduroso como o anterior, enquanto isso, entravam dois homens altos e bem vestidos, um cabeludo e o outro carequinha, com um sotaque engraçado.
 Os dois fizeram seus pedidos e sentaram como trabalhadores que esperavam a hora de começar suas tarefas. Não tão disfarçadamente observavam o jeito voraz que o gordinho comia, devorava até mesmo as verduras mais amargas com prazer.
 _ Não aguento mais ser controlado! - Exclamou o cabeludo. O outro somente riu enquanto terminava seu café-da-manhã.
 O gordinho com a boca cheia de comida, vacilou e espirrou, espalhando a comida pela mesa.
 Irritado, o cabeludo observou o comportamento do gordinho e voltou a exclamar:
 _ O governo é como este homem, gordo e sangue-suga do alimento, que somos nós. Sim, controlados e sem perceber, alimentamos os gulosos que estão no poder nos devorando aos poucos.
 Com um forte tapa na mesa, levantou-se o cabeludo e saiu pela porta da lanchonete deixando seu amigo para trás, logo depois saiu o carequinha com o belo sorriso de um negro. Então, levantou o gordinho de um jeito nada sutil e se retirou.


 Esta segunda versão é resultado de um debate da crônica, feito em um outro post. Neste texto, será divulgado os melhores comentários na primeira versão e um breve discorrer de ideias e reflexões. Inicialmente quero agradecer as seguintes pessoas por terem participado deste debate:

 • Lana Barbosa
 • Mauricio Romão
 • Nathália Abreu
 • Patricia Lima
 • Diane Santtos
 • Ariane Vitória
 • Larissa Nascimento
 • Sheylla Arévalo
 • Jadlon Cortez
 • Wendy Nobre Bernardes
 • KGeo
 • Juan Dias
 • Duda Morais
 • Matheuslaville
 • Paulão Fardadão Cheio de Bala
 • Macaco Pipi
 • João Alexandre Rodrigues
 • Marco
 • Marília
 • Maristela Saldanha'
 • Lucas Adonai
 • Jeniffer Haddad
 • Yuusuke
 • Filipe Dias
 • Roberto Alves
 • Guilherme Augusto
 • Preguiça Alheia

 Vamos então, aos melhores comentários:

  7º Colocação - Diane Santtos

 A lei da afinidade refere-se a criações improváveis formando um laço através de uma reação . Mas até os laços mais fortes tem seus limites… e acho q se nos , com cidadões fosse-mos ''corajosos'' enfrentariamos os corrupitos , mas ''os brasileiros '' são acomodados e não se emportam cm o futuro próximo. 
adoreei... parabéns . 
-não tive tando exiito quanto a sua cronica , a sua ficou muittoo bom...

 Zetrusk: Os brasileiros são realmente em sua maioria covardes, não lutam pelo que desejam melhor, como você disse, falta-nos coragem. Caímos em acomodamento/conformismo, isso nos leva a aceitar ou se acostumar com a situação uma hora ou outra tornando-nos fracos.

 6º Colocação - Lana Barbosa

 Gostteey paks da Crônica ,, ta dizendo td oh ,, Se o país esta ruin ,, por causa de governo desonesto , corrupto e etc, esta porq? Nois q nn presta atenção p qm irá vota, Exemplo um Governo passa com uma propaganda enganosa Na Tv ,, Prometendo de td ,, As Pessoas ja vão votando nele , sem ao menos procurar saber do Perfil dele. Portanto , Aquele q for Honesto com a sociedade , e nn ganhar seu cargo para mudar o país ,, vaai continuar a mesma coisa oh.

 Zetrusk: Como cidadãos, devemos ao menos se importar e analisar o futuro das nossas condições, da nossa nação, isso também falta hoje nos brasileiros, votar por votar significa parar no tempo e não evoluir. Isso é falta de senso crítico.

 5º Colocação - Marília

 Gostei! Muito difícil uma pessoa que entre para a politica e não se corrompa, está cada vez mais complicado votar, depositamos esperança naquele que pareça menos ruim em comparação com os outros, e temos que mostrar nossa indignação de alguma maneira, estamos acomodados demais. Seja até pelo voto nulo, que algumas pessoas interpretam como "tanto faz, tanto fez", mas é uma maneira de mostrar indignação.

 Zetrusk: O voto nulo é importante para demonstrar indignação, como você disse. Votar nulo não significa apenas abrir mão de uma decisão política, como também é uma forma de dizer que não está satisfeito com os candidatos, com as propostas e outros aspectos políticos.

 4º Colocação - Patricia Lima

 Gostei da sua cronica, acho realmente que nem todos os politicos são corruptos mais eles não se tornam corruptos porque querem mais sim por que são influenciados a fazer a coisa errada, ser corrupto no meio politico é uma coisa que vc tem que fazer pra manter seu cargo

 Zetrusk: De fato, para um político se tornar corrupto, é necessário a má influência dele mesmo ou dos que estão a volta, mas se ele é influenciado, é porque permitiu que isso acontecesse, assim afirmo que são fracos aqueles que se deixam levar pela opinião dos outros sem ao menos refletir. Se ele age de alguma forma quando se pode fazer diferente, é porque ele quer. Infelizmente, como você disse, para se manter no cargo de política hoje, é necessário ser corrupto, caso não seja, os sujos o tirarão do cargo, ou alienarão as pessoas para que o tirem.

 3º Colocação - Nathália Abreu

 Gostei bastante da crônica. Isso ressalta muito bem que os políticos também são humanos como nós, porém uns são mais honestos outros nem tanto, e os verdadeiros culpados por colocar pessoas desonestas do governo somos nós que não sabem votar e avaliar os candidatos adequadamente.

 Zetrusk: Se determinado político está no poder, é porque os eleitores os colocaram, afinal ele não iria para lá sozinho, necessita-se de maioria dos votos. Heis aí a importância dos votos, e também é claro, a importância de reclamar pelos seus direitos. Quem promete, deve cumprir!

 2º Colocação - Wendy Nobre Bernardes

 Quem alimenta o governo e parte deles são as pessoas mesmo , quem vota em alguém porque ta sem ninguém pra votar pra mim é quem não usa a sua sabedoria , eu prefiro anular do que ser digna de dizer que votei naquela pessoa, muito difícil acontecer isso , hoje em dia e sempre as pessoas vão estar com os olhos vendados para o mundo e não é falta de aviso elas sabem que existem pessoas sujas , e que na verdade não se importam com o que queremos ou pensamos , no caso '' governo '' agem em forma de que na nossa visão foi algo maravilhoso para o país.Querem a melhora das coisas e não percebem que elas mesmas se prejudicam na hora de votar , pessoas falam demais e agem muito pouco para meu gosto , vejo todos os dias coisas absurdas na televisão , como por exemplo: roubo , morte em que na maioria o policial mata e o morto é o culpado.E é assim que vai continuar enquanto não ganhar o cargo aquele que merece de verdade e que vai citar leis boas fazendo a diferença , e o melhor que muitos não conseguiram até hoje.

 Zetrusk: Concordo com você, quem vota em qualquer pessoa por não ter em quem votar não usa sabedoria, se não estão presentes bons candidatos, a melhor opção é votar nulo/branco, quem vota naquele que é "menos pior" são os ignorantes e inúteis. Hoje o governo comete diversas injustiças com a população, infelizmente desta forma caminhamos, porém nossa esperança (para aqueles que tem) ainda não morreu.

 1º Colocação - Filipe Dias

 Não sei se o governo seria como o Gordinho, pois este esta está inserida no mesmo plano de governo que todos nós. Talvez a lanchonete seria melhor para representar o governo, onde nos alimenta de maneira que achamos que está bom para agente, mostra o que querem e não o que devem.

 Zetrusk: Muito bem pensado, a lanchonete tem muito a ver com o governo neste aspecto que você citou, nos alimenta de qualquer maneira, contanto que lucre e enriqueça, aí está o egoísmo no poder da nossa sociedade.

 Obrigado a todos que participaram deste debate. Fiquem atualizados quanto ao blog, pois novos debates serão efeituados. Abraços!

By: Zetrusk

16 comentários:

  1. Realmente é dificil achar quem seja honesto no meio da política... mas não é impossível.. os bons exemplos ainda existem, mas são sufocados pelos maus... cabe a nós, população, mudar essa realidade..

    ResponderExcluir
  2. Acho que a democracia é perfeita. Tem gente que diz que não é perfeita, que é apenas o melhor (ou menos pior) sistema já criado. Mas eu não, eu acho que é perfeita sim. É o voto da maioria, e por que descordar da maioria? Se há um monte de político corrupto, que outro culpado existe por isso além da maioria do povo? Vemos políticos canalhas se reelegendo. Se o assim faz, nós merecemos sofrer. É justo, é perfeito. Nós temos a faca e o queijo na mão, podemos cortá-lo, dividi-lo e come-lo. Ou podemos joga-lo fora e cravar a faca em nossos peitos. Tudo depende de nós.

    ResponderExcluir
  3. sempre sobra pro gordinho nessa crônica. mas essa parte também ficou boa, e prefiro não comentar sobre os politicos e o povo brasileiro. o país está perdido mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Poxa não ganhei e nem fiquei no top 5 mas a sua ideia é demais logo a copiarei rsrs

    ResponderExcluir
  5. Mas a pergunta é: quantas pessoas realmente não se corromperiam?

    ResponderExcluir
  6. Excelente ideia
    http://projetoxkyo.blogspot.com.br/2012/09/supaidaman.html

    ResponderExcluir
  7. Um pouco de humor para uma ótima crítica!!!

    ResponderExcluir
  8. interessante a comparaçao! estou cada vez mais gostando d cronicas, muito boa a sua!

    ResponderExcluir
  9. Não por acaso a gula é pecado capital. Pecado na capital. Pecado do capital. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  10. São poderes que se confundem com carater, ética...

    ResponderExcluir
  11. Bom texto, reflete bem nossa realidade. E a comparação do gordinho com o governo foi ótima!

    ResponderExcluir
  12. Texto bem criativo e inovador
    http://animenokyo.blogspot.com/2012/10/sengoku-basara-moonlight-party-2012.html

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...