quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Conformismo



 Conformismo não é mais somente a sensação de conforto que se tem durante o período de ócio, como hoje também é a face da nossa sociedade, não de uma forma boa ou literalmente confortável, mas de forma preguiçosa e preservadora do silêncio. A mídia, os pensamentos e os costumes sociais nos levam a se conformar com diversas mudanças (nem sempre benéficas) e simplesmente aceitar essas medidas.

 É preciso saber que estar confortável é bom, mas se conformar com tudo faz com que a própria ideologia do indivíduo suma de ação. Quem aceita todos os acontecimentos à sua volta sem questionar ou ao menos refletir, participa do mesmo de forma inútil, como uma pessoa qualquer que aderiu uma ideia que muitas vezes, pode prejudicar ela mesma em favor de outro. Se isso fosse um problema de poucos, não seria tão ruim, mas visivelmente nos dias atuais, o conformismo e aceitação tem se tornado uma prática social indisciplinar que muitas vezes prejudica a população e a verdadeira evolução de um país.

 Por exemplo, hoje o governo brasileiro preocupado com seu baixo IDH, facilita o aprovamento letivo dos alunos de escola pública, em consequência disso, seus conhecimentos são enfraquecidos, mas os alunos, conformados com a situação e claro, com a facilidade de serem aprovados no colégio, deixam isso acontecer e aceitam tais decisões. Maioria deles vêem nisso benefícios para si.

 Um ponto mais forte de conformismo mútuo é o fato das pessoas não refletirem sobre suas leis e sobre o que é decidido acima delas próprias. O conformismo, nesse sentido não é somente o silêncio, como também a covardia. É nessa falta de coragem e/ou preguiça de encarar o governo ou o mundo que os conformados deixam de ser pessoas politizadas e passam a ser aqueles que criticam a política de sua Pólis sem ao menos conhecer coisa alguma. Engraçado para eles mesmos que caçoam entre si sem saber, como para quem vê por fora e ri de tanta ignorância.

By: Zetrusk

20 comentários:

  1. também conheço muita gente assim,uma pena :/

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tipo do Brasileiro! CONFORMADO.

    ResponderExcluir
  3. odeio conformismo, não gosto de brigas, mas pra sair do conformismo eu brigo de boa haha :D

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse texto e com um tema bem pertinente hoje e sempre . É muito mais fácil se conformar com as situações , principalmente com aquelas em que você é uma minoria naquela situação . O povo brasileiro é o mais conformado que existe e isso vem de tempos , com certeza não irá mudar .

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente sobram pessoas assim ;s Brasileiro é típicamente um povo conformado.

    ResponderExcluir
  6. o brasileiro é um povo conformista, por isso que as autoridades e os bandidos fazem o que querem, os brasileiros não lutam mais pelos seus direitos e pela sua liberdade.

    ResponderExcluir
  7. O brasileiro é conformista e ou acomodado

    ResponderExcluir
  8. O brasileiro aprendeu a se acomodar.

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo, o povo não pensa mais, aceita a ideias de outros - ideias que não gostam- e ficam conformados.

    ResponderExcluir
  10. O povo não se mobiliza mais, muito importante questionar os politicos, a sociedade e as leis. Mas não posso ser dizer que brasileiro seja assim apenas, isso é um tipo de conformismo.

    ResponderExcluir
  11. "O povo unido jamais será vencido"...parece que isso ficou no passado mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Conformismo é uma das forma das pessoas não acreditarem em suas forças!

    ResponderExcluir
  13. Teu blog está ótimo,esperando novos textos :)

    ResponderExcluir
  14. "o brasileiro é um povo conformista" pode até ser verdade, mas eu considero que isso seja um problema global, ele a té citado no clube da luta ele é o "câncer de jack" o câncer da sociedade é se acomoda.

    ResponderExcluir
  15. Aguardo sua visita:

    Os PTC ou sites Pay to Click, são sites onde ganhamos dinheiro ao clicar em anúncios, visitar sites e indicar.
    Saiba mais:
    www.youeasymoney.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Seguindo, segue o meu, abraço, ótimo texto, Juntos somos mais fortes!

    ResponderExcluir
  17. Não é fácil sair da zona de conforto e fazer alguma coisa, mas pagamos o preço pelo nosso conformismo.

    ResponderExcluir

Gostou da matéria, deixe seu comentário e suas opiniões, desde já, agradeço! Por favor, evite confusões ou comentários agressivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...